Site icon Central do Artesanato

Cultive seus lírios com carinho

Cultive lírios, flores perfumadas que alegram qualquer ambiente. Com cuidados simples, terá um jardim florido o ano todo. Adube e regue moderadamente, podando após a floração. Aprecie as cores e fragrânciasSuas flores lasting alegriam qualquer ambiente.

Quais as variedades de lírios

Os lírios, com suas pétalas delicadas em formatos únicos, são símbolos de pureza. Há variedades asiáticas, trompetas e orientais, cada qual com nuances distintas em suas cores vibrante e irresistível fragrância. Independente da espécie, eles requerem os mesmos cuidados como terra fértil, sol parcial e regas frequentes para que floresçam em todo seu esplendor.

Orientais

Os lírios Stargazer são incrivelmente populares devido às suas pétalas grandes e perfumadas em tom rosa com pontos vermelhos. Essas flores exóticas possuem um arranjo único de pétalas recurvadas que as tornam verdadeiras obras de arte da natureza. Qualquer jardim se beneficiaria da beleza e do aroma dessas plantas maravilhosas.

Embora ausentes nos meses quentes, no outono os lírios orientais desabrocham, exalando perfume intenso. De maravilhosas cores, resistentes a baixas temperaturas, estas flores resistem até a primavera. Para cultivá-las, mantenha-as sob sol fraco, fazendo regas regulares; assim, você poderá desfrutar da beleza e do aroma inebriante durante todo o inverno.

Asiáticos

Lindas flores híbridas de múltiplas cores alegram nossos jardins. Suas pétalas delicadas em tons quentes e frios trazem beleza e alegria. Apesar de menores que seus parentes, seus tons vibrantes compensam em diversidade. Cultive essas joias da natureza e deixe que enfeitem seu lar.

A popular planta floresce no verão e precisa de cuidados especiais. Regue regularmente e coloque em local ensolarado, mas não muito quente. Sua origem temperada significa que ela não tolera calor extremo. Forneça as condições ideais e você será recompensado com lindas flores.

Longuiflorum

As longuifloras trazem o frescor e suavidade dos lírios orientais em suas grandes e singelas flores brancas ou creme. Seu brilho delicado realça arranjos e buquês. Estas singelas flores são excelentes para trabalhos manuais devido à sua forma marcante.

A beleza delicada do lírio longuiflorum o torna perfeito para presentes e decoração. Combinado com outras flores em arranjos, ele realça sua brancura. Porém precisa dos mesmos cuidados de qualquer lírio. Seu cultivo não é difícil, porém exige atenção com a luminosidade e rega.

Como cuidar de lírios

Cultive seus lírios com carinho. Eles precisam de sol abundante para desabrochar em cores vivas. Escolha um local ensolarado no jardim e prepare a terra com adubo orgânico antes do plantio. Regue regularmente, mas deixe a terra secar um pouco entre uma rega e outra. Assim, seus lírios crescerão fortes e floridos, alegrando seu jardim com beleza e perfumando o ar.

Rega

Lírios preferem solo seco. Regue quando a terra estiver árida, evitando encharcamento, que apodrece bulbos rapidamente. Para florescer com vigor, dê a eles muito sol e pouca água.

Ao plantar o lírio, molhe a terra para incentivar o crescimento. Regue 2-3 vezes por semana em períodos secos. Adicione composto orgânico ao solo para tornar as flores mais vibrantes. Uma poda leve promove ramos saudáveis. Fique atento às pragas comuns. Apreciar a beleza das flores compensa o cuidado dedicado.

Após plantar lírios no solo úmido, acrescente cobertura vegetal semanalmente. Essa rotina de cuidados garante flores viçosas na estação chuvosa. Para atingir mais pessoas com essa dica valiosa, podemos trabalhar juntos em técnicas amigáveis de divulgação online.

Cultive suas plantas com sabedoria. Uma camada de cobertura vegetal sobre a terra ajuda a reter umidade, evitando regas excessivas. Encontre esse tesouro orgânico em lojas especializadas para ver suas amadas brotando ainda mais viçosas.

Poda

Os lírios devem ser podados durante seu período de floração para mantê-los saudáveis e fortes. Esta prática crucial promove o crescimento de novas flores no ano seguinte. A poda na época certa garante plantas viçosas que continuarão a embelezar seu jardim por muitos anos.

Ao podar seus lírios, corte apenas as flores murchas, mantendo dois terços da haste intacta. Deixe o pedaço cortado no solo para que a planta absorva nutrientes. Cultive suas flores com amor para que elas floresçam novamente.

Para criar lindos arranjos de lírios, corte as hastes com um terço do caule quando colher as flores. Isso permitirá maior absorção de água e nutrientes, resultando em flores viçosas. Depois de apreciar seu buquê, plante as hastes no solo fértil. Assim, incentivará o crescimento das raízes e preparará as plantas para uma exuberante floração no próximo ano.

Exposição ao sol

Lírios adoram o sol, mas cuidado com exposição direta nas horas mais quentes. Isso resseca o solo. É melhor meia-sombra. Assim eles crescem fortes e viçosos, exibindo suas belas flores.

Resistindo ao frio e perdendo folhas, o lírio entra em dormência. Cultivá-lo em meia sombra evita desidratação. Sua beleza, apesar de efêmera, inspira artesãos há séculos. Criando vasos e quadros com motivos florais, perpetuam a formosura da natureza.

A hibernação das plantas não significa morte. Com adubação adequada, elas despertam cheias de vida, produzindo lindas folhas e flores. Valorize suas plantas em todos os ciclos para desfrutar da beleza que só a natureza proporciona.

Espaço

Cultive seus lírios em locais de casa bem iluminados e com bom fluxo de ar. Vasos próximos a janelas que recebem sol da manhã são ideais. Verifique a umidade do solo regularmente e regue quando necessário, sem encharcar. Lírios apreciam solo fértil e bem drenado. Com alguns cuidados simples, você poderá apreciar a beleza e o perfume destas flores mesmo dentro de apartamentos.

Os lírios ficam lindos nos jardins suspensos. Incline-os levemente e deixe espaço entre eles para a água escorrer. Assim suas flores coloridas e perfumadas crescerão viçosas, trazendo alegria aos seus dias.

Solo

Para cultivar lírios exuberantes, o solo é crucial. Escolha um solo fértil, leve e arejado para permitir o crescimento das raízes e maximizar as flores. Adicionar composto orgânico irá melhorar a qualidade e reter a umidade. Com as condições ideais no solo, seus lírios florescerão abundantemente por toda a estação.

Escolha uma areia grossa para proporcionar boa drenagem ao solo dos lírios. Adicione também adubo orgânico, enriquecendo-o em nutrientes benéficos ao desenvolvimento das plantas. Aguarde o início do crescimento para eventualmente fornecer fertilizante nitrogenado, cujo excesso pode fragilizar os caules. Acompanhe atentamente cada fase do cultivo para obter lírios viçosos.

Como cultivar lírios

Cultive seus lírios preferidos em jardins, quintais ou vasos. Escolha um local adequado, com bastante luz solar. Use terra fértil, regue regularmente e adube ocasionalmente. Aprecie a beleza e o perfume único desses encantadores bulbos de flor.

Em vaso

  1. O vaso deve ficar em local bem iluminado, mas evite deixá-lo receber luz solar diretamente, principalmente nos horários mais intensos;
  2. Depois que as flores murcharem e morrerem continue regando a planta por mais ou menos três meses;
  3. Depois você evita colocar água e somente acompanhe as hastes para ver se elas secam completamente;
  4. Quando as folhas e hastes estiverem secas, remova o bulbo da terra;
  5. Em seguida, perfure um saco plástico e coloque os bulbos dentro;
  6. Depois coloque-o dentro da geladeira, de preferência, na parte mais fria do eletrodoméstico;
  7. Mantenha os bulbos por mais ou menos quatro meses dentro da geladeira;
  8. Os bulbos não podem sofrer choques com outros materiais;
  9. Depois dos quatro meses é só retirá-los da geladeira e colocar no vaso novamente;
  10. Mantenha o vaso em local fresco e arejado por um período de 10 dias;
  11. Depois que passar os 10 dias, transfira o vaso para outro local que seja iluminado;
  12. Regue toda vez que você observar que a terra está seca;
  13. Dentro de dois a três meses, você vai observar o crescimento dos lírios, pois é o momento de floração.
  • O vaso deve ficar em local bem iluminado, mas evite deixá-lo receber luz solar diretamente, principalmente nos horários mais intensos;
  • Depois que as flores murcharem e morrerem continue regando a planta por mais ou menos três meses;
  • Depois você evita colocar água e somente acompanhe as hastes para ver se elas secam completamente;
  • Quando as folhas e hastes estiverem secas, remova o bulbo da terra;
  • Em seguida, perfure um saco plástico e coloque os bulbos dentro;
  • Depois coloque-o dentro da geladeira, de preferência, na parte mais fria do eletrodoméstico;
  • Mantenha os bulbos por mais ou menos quatro meses dentro da geladeira;
  • Os bulbos não podem sofrer choques com outros materiais;
  • Depois dos quatro meses é só retirá-los da geladeira e colocar no vaso novamente;
  • Mantenha o vaso em local fresco e arejado por um período de 10 dias;
  • Depois que passar os 10 dias, transfira o vaso para outro local que seja iluminado;
  • Regue toda vez que você observar que a terra está seca;
  • Dentro de dois a três meses, você vai observar o crescimento dos lírios, pois é o momento de floração.
  • No quintal ou jardim

    1. Ao comprar o bulbo, plante-o imediatamente;
    2. Para isso, faça um buraco com 10 a 15 cm de profundidade;
    3. Deixe uma distância de 15 cm entre um bulbo e outro;
    4. Depois coloque um pouco de terra dentro do buraco;
    5. Em seguida, acrescente farinha de osso;
    6. Agora coloque os bulbos dentro do buraco;
    7. Em seguida, jogue terra por cima;
    8. Regue para ajudar a florescer;
    9. Em regiões mais frias ou no período de inverno, o recomendado é cobrir os bulbos com matéria vegetal;
    10. Depois é só aguardar seus lírios crescerem e as flores aparecerem.
  • Ao comprar o bulbo, plante-o imediatamente;
  • Para isso, faça um buraco com 10 a 15 cm de profundidade;
  • Deixe uma distância de 15 cm entre um bulbo e outro;
  • Depois coloque um pouco de terra dentro do buraco;
  • Em seguida, acrescente farinha de osso;
  • Agora coloque os bulbos dentro do buraco;
  • Em seguida, jogue terra por cima;
  • Regue para ajudar a florescer;
  • Em regiões mais frias ou no período de inverno, o recomendado é cobrir os bulbos com matéria vegetal;
  • Depois é só aguardar seus lírios crescerem e as flores aparecerem.
  • Cultive lírios adequados ao seu ambiente. Siga nossas dicas de cuidados, como rega frequente e boa drenagem. Escolha com carinho a espécie certa. Coloque a mão na terra e embeleze seu cantinho. Aprecie as belas flores desabrochando, fruto de seu cuidado amoroso.

    Exit mobile version